quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Canto das Águas

Sentada por entre as pedras, observava o fluxo da água sempre renovada pela cascata. Jorrava um misto de paz e inquietação.
Toda aquela experiência mágica e o contato direto com a mãe natureza. Nesse momento, minha poesia quis saudar Oxum por todo o encantamento que causou em meus versos.
Senti as mãos formigarem e o peito chumbado de emoção.
Reverenciei todos os credos na tentativa de transmitir o que os olhos proseavam. Iemanjá tirou dos olhos minha água com sal para beijar o mar. E a lágrima juntou-se as cascatas e correu por toda a cachoeira.
Por vezes, encostava-se em suas imponentes pedras e depois seguia o fluxo...
Assim que o ritual iniciou-se a voz fugia e faltava-me saliva. Os braços abertos, olhos mirando cada tigela de oferenda.
É pra mamãe Oxum disse-me ele, enquanto eu permanecia em silencio abaixando a cabeça em sinal de respeito.
Ali, enquanto jogavam sob minha cabeça pipoca e canjica, minha razão travava árdua luta com toda a emoção...
No campo da espiritualidade, sempre fui poetisa descrente, mas nada poderia descrever o palpitar do peito misturado ao tremor das mãos. Deixei a reza seguir...
A vontade foi decorar cada segundo na espera de fazer daquele momento poesia singular.
Ele entoava junto das outras mulheres nas pedras seus cantos de Ebó.
Mal podia conter a vontade de rir e chorar...
As ervas em chá jogadas em minha cabeça, trouxeram a sensação de batismo...
É purificação retrucava ele. Como se pudesse ler o que eu estava pensando.
Um dos momentos mais inacreditavelmente surreais que um ser humano poderia presenciar, me senti privilegiada por fazer parte daquele culto de fé, daquele turbilhão de energia que fluía entre eles e a as águas da cachoeira.
Foi nesse exato momento em que ele me jogou... Mergulhei por alguns segundos sem lembrar ou pensar em nada... Quando emergi, o peito gritava a emoção mais forte que já pude sentir.
Então, eles jogaram todas as oferendas rumo a correnteza enquanto eu assistia extasiada este cenário delicioso...
Os olhos, as mãos e o peito aliaram-se ao pensamento e a voz que sussurrava quase em tom inaudível: - Nem consigo acreditar que estou aqui... Obrigada quem quer que seja por me permitir vislumbrar tamanha maravilha...

Dogmas e religiões a parte, constatei que a fé daquelas pessoas proporcionou a magia mais forte que meus olhos puderam ver.

Um comentário:

  1. Os olhos buscam e encontram a real magia e ela esta ali à frente dos questionamentos e presente no respeito e grandeza de ser aprendiz . Amo teus olhos ,eles observam alma e sentimentos ...amo você.

    ResponderExcluir